WhatsApp
 

Programa Médicos Pelo Brasil (PMpB)

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Sejam Muito Bem Vindos!!! A casa é sua!



Olá

Sou Dr. Hércules de Pinho

Médico de Família e Comunidade

Casado, pai de três, nascido e criado em Belo Horizonte, onde vivo e trabalho como Médico de Família.


Neste primeiro post quero me apresentar para você, que deseja saber mais sobre o Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e sobre a PrepSaúde, empresa que abraçou minhas ideias e minhas defesas.


Estamos inaugurando um portal exclusivo para o PMpB, sintam-se em casa!

“Eu me formei em 1994 na UFMG, já se vão mais de 27 (vinte sete) anos. Desde então, e por muitos anos, trabalhei em postos de saúde do SUS, em equipes de saúde da família, do antigo Programa de Saúde da Família, fui professor de escola de medicina, preceptor de internato rural, preceptor de residência em MFC e na gestão da atenção básica.”

Durante esta minha jornada eu experimentei vínculos precários com contratos temporários, baixa remuneração, acúmulo de funções, com carga horária complementar em plantões de urgência e isso sempre me angustiou. Vou compartilhar com vocês um pouco desta minha trajetória, para saberem onde estamos e os caminhos que percorri.

Lá pelos anos de 2001 fui para o Estado do Amazonas trabalhar com Atenção Básica. Era o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde o famoso PITS, um esforço do Ministério da Saúde de implantar o Programa de Saúde da Família em locais de difícil provimento, tal como hoje é o Mais Médicos e se propõe o Médicos pelo Brasil. Fiquei lá por 01 (um) ano e fiz a minha especialização em Saúde da Família pela Universidade do Amazonas. Vejam novamente a semelhança com os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. Era requisito do PITS, também a formação.


Uma História na Medicina de Família e Comunidade


Em 2002 voltei para Minas Gerais e continuei trabalhando na Estratégia de Saúde da Família, e pude participar da fundação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), com a criação da então, Sociedade Mineira de Medicina de Família e Comunidade, na qual compus à época sua diretoria.


Em 2004, foi lançado o primeiro concurso para Título de Especialista em MFC pela SBMFC. Naquela época, me lembro como se fosse hoje, eu estudava muito nos horários disponíveis, entre um plantão e outro. O livro da Barbara Starfield, era minha bíblia. Fui ao lançamento do seu livro em Brasília onde conheci esse ícone da medicina primária. Estudei muito e sonhei em ter alguma coisa mais direcionada. Mas imagina! Naquela época nem internet tinha direito, cursos? Só presenciais! Com muito esforço, tive a alegria de ser aprovado no primeiro concurso da SBMFC. Já estamos HOJE na 30ª edição!


Ao longo dos anos atuei e acompanhei a especialidade, as vagas na residência de MFC, as bolsas com valores muito baixos e os vínculos precários.


Eu trabalhava no município de Ipatinga, aqui em Minas Gerais, quando conheci minha esposa, ela advogada e gestora de saúde muito dedicada. Encomendei um parecer jurídico sobre as possibilidades de uma carreira federal para médicos de família. Ela emitiu um parecer que juridicamente apontava para a legalidade de se contratar pelo MS e alocar nos municípios. Com este documento em mãos eu procurei o CRM/MG e ele patrocinou nossa ida a AMB para apresentar esta tese. Há poucos dias, achei até o e-mail que troquei com o CRM e as passagens aéreas recebidas. A reunião foi dia 04/12/2007.


Depois disso, fizemos discussões sobre o assunto em congressos nacionais, e panfletamos esta ideia no Congresso Brasileiro em Fortaleza no ano seguinte. Neste percurso, fiz concurso para uma cooperativa médica aqui em BH e hoje atuo como MFC na saúde suplementar, em consultório particular e, além disso faço visitas domiciliares e atendimento de telemedicina. Hoje posso dizer, que minha carreira como Médico de Família é motivo de orgulho!


Em 2019, quando eu vi nascer o Médicos pelo Brasil, com a conversão da Medida Provisória 890/19 na Lei n.º13.958, de 18 de dezembro de 2019, tudo veio à tona novamente e foi quando eu percebi que seria a concretização do nosso sonho e que os médicos titulados ou com residência ganhariam mais e teriam uma certa estabilidade pois seriam contratados via CLT e com possibilidade de progressão na carreira.


A primeira coisa que me veio à cabeça foi a pequena quantidade de médicos titulados em MFC, mesmo após anos de realização de concursos pela SBMFC. Buscando ajudar na superação deste “problema”, reuni um grupo de Médicos de Família e desenvolvemos pela PrepSaúde, um curso preparatório para a prova de título de especialista em medicina de família e comunidade.


Reuni colegas meus, referências em saúde da família em nosso estado de MG e com orientação pedagógica focada em prova, em concurso, desenvolvemos o conteúdo de um curso preparatório.



Foi assim que nasceu a PrepSaúde e o Curso Preparatório para a Prova de Título, que está no mercado desde 2019 e já conseguiu fazer a diferença para muitos colegas! Com uma taxa de aprovação na prova que muito me orgulha.


E, minha esposa e sua equipe é a responsável por orquestrar o funcionamento do curso, site, plataforma de estudos, redes sociais, financeiro, contabilidade etc, tudo que uma empresa precisa para funcionar e atender nossos colegas médicos de família.


Agora em 2021, após o arrefecimento da Pandemia que, no meu sentir, impediu que o Programa Médicos pelo Brasil fosse implantado no tempo que se esperava, o Ministério da Saúde sinalizou pela implementação do Programa Médicos pelo Brasil, com a publicação de 05 (cinco) Resoluções que regulamentaram, sob diversos aspectos, a Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS). Mas este é assunto para um próximo post.


Entre 2019 e 2021, novos editais do Programa Mais Médicos foram lançados e o último foi exatamente o 24º (vigésimo quarto) ciclo, justificados exatamente pela Pandemia do novo Coronavírus.



E assim a gente segue buscando o fortalecimento da especialidade, torcendo para que o Médicos pelo Brasil realmente tenha seu primeiro edital nos próximos meses e, com isso, tenhamos oferta de médicos em todo o Brasil, com qualidade e valorização.


Caminhe com a gente! Participe do nosso programa semanal PrepMedBrasil, se inscreva em nossos canais (youtube, facebook, instagram) e participe dos nossos eventos on-line!


Vamos aproveitar as facilidades do mundo moderno e ganhar ainda mais capilaridade, nos qualificar, nos preparar e ocupar um novo lugar na Medicina e no sistema de saúde brasileiro, público e privado!

Dr. Hércules de Pinho

Coordenador Técnico

544 visualizações0 comentário