Programa Médicos Pelo Brasil (PMpB)

Atualizado: Nov 22

Sejam Muito Bem Vindos!!! A casa é sua!



Olá

Sou Dr. Hércules de Pinho

Médico de Família e Comunidade

Casado, pai de três, nascido e criado em Belo Horizonte, onde vivo e trabalho como Médico de Família.


Neste primeiro post quero me apresentar para você, que deseja saber mais sobre o Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e sobre a PrepSaúde, empresa que abraçou minhas ideias e minhas defesas.


Estamos inaugurando um portal exclusivo para o PMpB, sintam-se em casa!

“Eu me formei em 1994 na UFMG, já se vão mais de 27 (vinte sete) anos. Desde então, e por muitos anos, trabalhei em postos de saúde do SUS, em equipes de saúde da família, do antigo Programa de Saúde da Família, fui professor de escola de medicina, preceptor de internato rural, preceptor de residência em MFC e na gestão da atenção básica.”

Durante esta minha jornada eu experimentei vínculos precários com contratos temporários, baixa remuneração, acúmulo de funções, com carga horária complementar em plantões de urgência e isso sempre me angustiou. Vou compartilhar com vocês um pouco desta minha trajetória, para saberem onde estamos e os caminhos que percorri.

Lá pelos anos de 2001 fui para o Estado do Amazonas trabalhar com Atenção Básica. Era o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde o famoso PITS, um esforço do Ministério da Saúde de implantar o Programa de Saúde da Família em locais de difícil provimento, tal como hoje é o Mais Médicos e se propõe o Médicos pelo Brasil. Fiquei lá por 01 (um) ano e fiz a minha especialização em Saúde da Família pela Universidade do Amazonas. Vejam novamente a semelhança com os programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. Era requisito do PITS, também a formação.